domingo, 5 de julho de 2020

História de Groß-Umstadt

Groß-Umstadt

Groß-Umstadt é uma cidade no distrito de Darmstadt-Dieburg, no Bundesbank (estado federal) de Hessen na Alemanha. Fica perto de Darmstadt e Frankfurt, na fronteira norte do Odenwald e fica na borda sudeste da região de Frankfurt Rhein-Main.

Cerca de metade da população de Groß-Umstadt vive na Cidade de Umstadt e a restante em outros oito distritos que foram combinados com Groß-Umstadt no estado de Hessen nas reformas do governo na década de 1970:
Dorndiel, Heubach, Kleestadt
Klein-Umstadt, Raibach, Richen
Semd, Wiebelsbach
A última delas inclui Fraus-Nauses.

Traços de habitação paleolítica foram identificados fora da cidade.
O assentamento de Civitas Auderiensium foi fundado em Dieburg em 125 dC no contexto da ocupação romana da seção da província da Germania Superior, na margem direita do Reno. A fundação foi seguida de um acordo ordenado e romanização do distrito, e um mercado para produtos agrícolas foi estabelecido. O edifício principal de uma "vila rústica" foi escavado sob a igreja atual da cidade. Esta vila permaneceu até o colapso dos Alemanni por volta de 300 dC. A história da cidade nos 450 anos seguintes até a primeira evidência documental da cidade não é clara. Alemannic e mais tarde Frankishtúmulos apontam para um assentamento na área da cidade. A localização da igreja na área central da antiga vila indica um assentamento ininterrupto, ou pelo menos a consciencialização do assentamento anterior.

Período medieval 
Após a conquista do território alemânico pelos francos, eles estabeleceram fortificações reais para garantir o controlo da área. Um desses, sem dúvida, foi estabelecido em Umstadt, o centro do governo de Umstaedter Mark, que incluía os atuais municípios de Otzberg, Höchst, Breuberg e Schafheim, além da própria Umstadt. Naquela época, Umstadt tinha o status de cidade comercial, igreja e sede de um conde. A primeira evidência documental do distrito foi em 743, sob o nome de "Autmundisstat", que significava "cidade de Autmund" (possivelmente Edmund). Outra origem possível do nome é "ad montes" perto das montanhas). Em 766, o mosteiro Fulda adquiriu a propriedade do Umstaedter Mark, e em 985 possuía três igrejas, moinhos e vinhedos aqui.

Período moderno 
Em 1504, a cidade foi conquistada por Landgrave Wilhelm II de Hesse, que a ocupou até a propriedade da cidade ser esclarecida pela Dieta de Worms em 1521. Isso resultou em outro condomínio, desta vez entre Hesse e o Palatinado. Como compensação, Hanau recebeu 12 000 florins e várias aldeias vizinhas, viz. Harperthausen, Kleestadt, Langstadt e Schlierbach. 

Sob essa propriedade comum, a cidade se desenvolveu até pouco antes da Guerra dos Trinta Anos; a câmara municipal ainda existente foi construída a partir de 1596.

Durante a guerra, a cidade foi protegida por suas fortes fortificações, impedindo uma grande destruição, mas, houve um grande sofrimento, principalmente durante a praga de 1634-36. 

A cidade foi brevemente ocupada e devastada por uma força de 600 dragões sob o Marquês de Barbistere em dezembro de 1688, durante a Guerra da Sucessão Palatina.

Séculos 19 e 20 
Em 1802, o Landgraviate de Hesse-Darmstadt assumiu o domínio conjunto da cidade, que era a segunda cidade mais importante do distrito de Dieburg, fundada na época. Desde 1857, a cidade adotou o nome de Gross-Umstadt para diferenciá-lo de Klein-Umstadt e Wenigumstadt. Muitas fábricas foram estabelecidas na cidade após a obtenção de uma conexão ferroviária.

Na eleição de 1933, 60% dos habitantes votaram nos nazistas e, em 1938, a sinagoga da cidade foi profanada. Após a Segunda Guerra Mundial, a população da cidade cresceu, após várias expansões até seus limites. Existe agora uma comunidade portuguesa substancial.

Todos os anos, em setembro, há um "Winzerfest" (um festival de vinhos) que atrai dezenas de milhares de pessoas á cidade.

Groß-Umstadt possui escolas para estudantes de todas as idades e um hospital geral.

A cidade está conectada à ferrovia Odenwald e possui três estações de comboios: Groß-Umstadt Wiebelsbach, Groß-Umstadt Mitte e Groß-Umstadt Klein-Umstadt. Os comboios que circulam entre Frankfurt / Hanau e Eberbach param nessas estações, enquanto os comboios que circulam entre Darmstadt e Eberbach param apenas em Groß-Umstadt Wiebelsbach.

Groß-Umstadt é geminada com as cidades:
Saint-Péray (França; desde 1966)
Santo Tirso (Portugal; desde 1988)
Dicomano (Itália; desde 2010)

LFCSFilipeSousa

Sem comentários:

Enviar um comentário